Pós Anne Fraisse

Padrão

Pessoas queridas!
Estou fazendo um post, que já devia ter feito há muito tempo. O deixei salvo como rascunho, e pensei que o havia publicado. Coisas desta aqui que vos escreve! Mas sempre é possível transmitir boas novas.
E é isso que farei agora mesmo.

Fui a palestra “Dos Pais Reais aos Pais Simbólicos: Abordagem Psico-Orgânica” com Anne Fraisse que é a Co-fundadora da Escola francesa de Análise Psico-Orgânica (EFAPO). O encontro aconteceu no dia 18 de novembro, na acolhedora sede do Centro Brasileiro de Formação e Análise Psico-Orgânica (CEBRAFAPO), no bairro do Humaitá. Lá, um grupo grande de arte terapeutas, psicólogos, educadores e estudantes dos cursos de formação em arteterapia, bem como em análise psico-orgânica. Público predominantemente feminino e muito animado. Foi bom demais ver como as pessoas se queriam bem. Todos muito contentes, se cumprimentando sorridentes. Era um ambiente realmente acolhedor. Encontrei por lá, duas das minhas professoras do curso de formação. Uma delas estava envolvida na organização enquanto que outra, assim como os demais apenas aguardava o momento das primeiras falas da Anne Fraisse. Quando eu me dei conta, lá estava ela: sentada, com ar simpático e me parecia meio impressionada com o tanto que falava aquela mulherada toda. Usava um vestido estampado, um óculos de grau, posso imaginar que ela sentiu muito a variação térmica, pois aquela noite estava bem abafada. Enfim, com a sala cheia iniciam-se as apresentações. Silvana Sacharny (Psicoterapeuta e coordenadora do Centro Brasileiro de Formação em Analise Psico-Orgânica) fez uma breve, alegre e emocionada apresentação e seguiu fazendo uma ótima tradução do que apresentava Anne.

O tema abordado era para mim, muito delicado e importante, já que vivi um momento de perda muito recente. Inicialmente fiquei preocupada pensando como eu sairia da palestra, mas tudo o que ouvi só me fez sentir melhor e me ajudou a compreender meus processos pessoais, o entendimento do meu luto pelo meu próprio pai.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário